• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Concessionária registra redução de acidentes com produtos perigosos

E-mail Imprimir PDF

A Triângulo do Sol registrou queda de 17% no número de acidentes envolvendo produtos perigosos, entre julho de 2013 e junho de 2014, quando comparado com o mesmo período imediatamente anterior. Nenhuma ocorrência foi registrada próxima a áreas de preservação permanente ou mananciais de abastecimento público.

Eventos desta natureza exigem atendimento diferenciado para minimizar eventuais danos ao meio ambiente, como contaminação do solo, água e ar, além de prejuízos à fauna e flora. Este atendimento é executado pelos órgãos competentes após acionamento pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Triângulo do Sol, conforme previsto no Plano de Ação Emergencial (PAE).

O PAE é elaborado pela concessionária e aprovado pela Cetesb. Este documento descreve quais as competências dos órgãos em caso de acidentes com produtos perigosos e condutas a ser adotada por todas as entidades envolvidas como Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cetesb, concessionária e os responsáveis pela carga (embarcador, transportador, produtor e destinatário).

Medidas simples podem evitar acidentes desta natureza, como obediência à sinalização viária, manutenção e conservação adequada dos veículos e uso de recipientes apropriados para o transporte de cada tipo de produto. É fundamental ainda que o condutor tenha em mãos documentação detalhada do produto transportado para o atendimento adequado.


Fonte: ABCR

 

Login

Busca

banner.jpg

Newsletter