• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

FORMAÇÃO BM NA ÁREA DE PRODUTOS PERIGOSOS É REFORMULADA

E-mail Imprimir PDF

A Coordenadoria de Produtos Perigosos do CBMSC iniciou na segunda quinzena de junho, com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) em fase de capacitação no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) na Capital, a fase de aplicação da nova metodologia de ensino e formação Bombeiro Militar na área.

 

Totalmente remodelada, a disciplina de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos (EPP) passa agora a priorizar o conhecimento e a adoção de padrões de atuação em ocorrências do tipo e a prática dos procedimentos de segurança a serem adotados nas mais diferentes situações envolvendo substâncias perigosas, sejam elas tóxicas, corrosivas ou explosivas.

 

Após receberem as instruções teóricas acerca das medidas de segurança em emergências com PP, os alunos participam de oficinas práticas que envolvem a montagem e uso de barraca de descontaminação, utilização e adaptação da roupa de proteção química (4 níveis de proteção), manuseio de materiais de contenção e absorção, montagem de biruta e uso equipamentos de detecção diversos.

 

Ao término da capacitação é realizado um simulado no qual os participantes adotam praticam o que aprenderam e atuam como equipes de intervenção do CBMSC, de forma organizada e segura. Todas as orientações de segurança para Emergências do tipo foram reunidas em um Manual que é entregue para cada formando ao término do curso.


Primeiras turmas

 

A nova metodologia foi aplicada inicialmente com os alunos do CFSd em formação no CEBM. Sob coordenação do Tenente-Coronel BM César de Assumpção Nunes, presidente da Coordenadoria de PP, atuaram nas instruções os 1º Tenente BM Fernando Ireno Vieira, 2º Tenente BM Marcos Leandro Marques, 2º Tenente BM Oscar Barbosa Júnior, 2º Tenente BM Marcelo Della Giustina e o Aspirante-a-Oficial BM Bruno Golin Sprovieri – também integrantes do grupo especializado.

 

Padronização

  

A Coordenadoria de Produtos Perigosos do CBMSC deve editar ainda em 2014 uma Diretriz Operacional para o Atendimento a Emergências envolvendo Produtos Químicos e Perigosos, padronizando a atuação Bombeiro Militar neste tipo de ocorrência em todo o Estado, e ainda definir um cronograma de capacitação/reciclagem da tropa em nível de Estado para ser executado em 2015.

 

 As mudanças englobam também a adequação do módulo de EPP do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que passará a agregar no processo a ferramenta gerencial de operações através do Sistema de Comando de Operações (SCO).

 

 

Curta a página do CBMSC no Facebook: https://www.facebook.com/CBMSC

 

Receba notícias do CBMSC pelo Twitter: twitter.com/C_B_M_S_C

 

Acompanhe o Comandante-Geral no Twitter: twitter.com/comandocbmsc

 

 

Créditos: Aspirante-a-Oficial BM Bruno Golin Sprovieri

Fonte: Corpo de Bombeiro de Santa Catarina

 

Login

Busca

banner.jpg

Newsletter