• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Profissionais do SAMU são capacitados para emergências químicas

E-mail Imprimir PDF

Motoristas e técnicos em enfermagem que compõem a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araguaína participaram no último dia 18 de uma aula prática sobre atendimento a emergências químicas com produtos perigosos e de prevenção e combate a incêndios com produtos inflamáveis.

Ministrado pelo 2° Batalhão de Bombeiros Militar, o treinamento preparou os profissionais para atendimento a acidentes com produtos corrosivos e substâncias tóxicas, com orientações sobre as formas de identificação do produto, isolamento do perímetro de segurança, salvamento e descontaminação de vítimas, além de medidas de contenção e controle do produto.

“Primeira coisa que temos que estar atentos é à nossa segurança. Observar nossos limites e não ultrapassá-los de forma que nos coloque em risco. As técnicas repassadas só vêm a enriquecer e contribuir para o nosso trabalho”, comentou a enfermeira Aracy Barros. 

Constante aperfeiçoamento
As equipes do SAMU passam por capacitações periódicas para garantir a qualidade do atendimento à comunidade. Desde fevereiro, toda a equipe vem participando de treinamentos sobre acidentes com múltiplas vítimas. Além da parte teórica, em maio, as equipes realizaram uma simulação de acidente na Avenida Cônego João Lima, integrando as ações da campanha Maio Amarelo, sobre segurança no trânsito.

Também em maio, enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham com as motolâncias participarem do Curso de Pilotagem Rápida e Defensiva, ministrado pela Força Tática Moto, da Polícia Militar (PM).

“Estamos qualificando nossa equipe para que possam prestar um atendimento de qualidade à população, nas mais variadas situações, sem se expor a qualquer risco de acidentes de trabalho”, comentou o diretor do SAMU em Araguaína, Alberto Gomes.

Fonte: Site Surgiu/TO 

 

 

Login

Busca

banner.jpg

Newsletter