Apreensão aconteceu no último sábado (20) em Iúna. Carga vinha de Belo Horizonte com destino a propriedades rurais de Santa Leopoldina e São Domingos do Norte.
Um carregamento irregular de 580 litros de agrotóxicos foram apreendidos por uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em Iúna, no Sul do Espírito Santo, no último sábado (20).
A carga vinha de Belo Horizonte com destino a duas propriedades rurais nos municípios de Santa Leopoldina e São Domingos do Norte.
De acordo com o Idaf, um dos agrotóxicos apreendidos está com o registro e uso proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde outubro de 2017, em todo território nacional.
Durante a fiscalização, também foi identificado que a nota fiscal descrevia uma quantidade de produto inferior ao que estava sendo transportado. O veículo não seguia a exigência de identificação de transporte de produto perigoso.
Além disso, o Idaf informou que a empresa que vendeu o agrotóxico e os produtos não tinham cadastro junto ao instituto.
O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, explicou que a atividade é um serviço essencial e os postos continuam em funcionamento no estado durante o período de quarentena.
Fonte G1 ES
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2021/03/22/idaf-apreende-carga-irregular-de-580-litros-de-agrotoxicos-no-sul-do-es.ghtml