A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu um caminhão limpa-fossa que transportava cerca de 3 mil litros de gasolina de forma irregular, na BR-364, em Porto Velho (RO). Os infratores foram conduzidos à Polícia Federal e devem responder pelo crime de desobediência e desordem contra a ordem econômica. O material será analisado pela perícia criminal.
Após o flagrante, um agente da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) realizou a interceptação do combustível em uma região urbana da capital.
Segundo o Portal Motor 1, o caminhão limpa-fossa estava sendo abastecido de forma clandestina nas margens do rio Madeira por uma balsa. Dois suspeitos realizavam a operação e, diante da abordagem realizada, rapidamente entraram no veículo e empreenderam fuga. Equipes da PRF então foram acionadas e interceptaram o veículo nas proximidades do Trevo do Roque, na BR-364.
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) recebe status de carga perigosa. Os condutores devem seguir diversas normas de segurança para realizar esse tipo de transporte, como a certificação especial que os habilitem a lidar com cargas do tipo, incluindo o curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos).
Além disso, o veículo deve ser adequado conforme a lei. Entre outras obrigações, os caminhões devem conter sinalizações especiais, como placas indicando tratar-se de carga inflamável, e instrumentos para situações de emergência.
No entanto, o caminhão apreendido só contava com mangueiras para sucção de dejetos e a identificação “fossa” destacada em letras maiúsculas nas laterais e na traseira do tanque.
Fonte: Site Midia Max