O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará orienta a população sobre cuidados na manipulação de produtos perigosos. Bem como, sobre a maneira mais prudente que deve ser executada em casos de acidentes. Mas o que são produtos perigosos? Me envolvi num acidente, o que devo fazer? Calma! Nós iremos te orientar da melhor forma possível.
De maneira genérica e simplificada, podemos dizer que produtos perigosos são todos aqueles que em sua composição contêm substâncias explosivas, líquidos inflamáveis, gases, sólidos inflamáveis, oxidantes, tóxicos/infectantes, material radioativo ou substâncias corrosivas. Necessitam também de cautela na manipulação, e apresentam riscos durante o seu transporte, independente de qual modal seja adotado (marítimo, terrestre, aéreo)
Os produtos perigosos são classificados de acordo com o risco que cada um expõe a quem os manipula ou quem poderá estar exposto aos riscos daquele material. Para cada risco existe uma sinalização adequada e com legislação específica para regular a maneira correta de sinalizar o risco.
Legislação
Lei Complementar nº 140/2011 – Fixa ações de cooperação e competências entre União, Estados e Municípios, alterando a Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1.981.
NBR 7500 – Identificação para o Transporte Terrestre, Manuseio, Movimentação e Armazenamento de Produtos.
RESOLUÇÃO ANTT Nº 5.947/2021 – Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e aprova as suas Instruções Complementares, e dá outras providências
Orientação
Caso não saiba manipular ou não saiba como agir, ao se envolver em algum tipo de acidente com materiais perigosos seja ele de qual classificação for, mantenha a distância, se possível isole a área e ligue imediatamente 193 (Corpo de Bombeiros Militar do Ceará). Agindo dessa forma você estará salvando vidas e evitando que algo maior aconteça.
Fonte: Site CBMCE