Vinte e três alunos, entre bombeiros militares do 4º e 5ºGBM, localizados em Itabuna e Ilhéus, respectivamente, além de policiais militares e funcionários da Guarda Civil Municipal de Itabuna estão participando do Curso de Primeira Resposta em Ocorrências com Produtos Perigosos (CPRPP). O curso começou nesta segunda-feira (25) e terá duração de uma semana. A capacitação visa dotar os participantes de conhecimentos e técnicas para realizar identificação e classificação dos produtos perigosos, características físico-químicas, ações de salvamento e descontaminação, padrão de atendimento de ocorrências e ações simuladas.
“O conhecimento transmitido e difundido tem como objetivo proteger os profissionais de segurança pública e de defesa civil dos riscos existentes em cenários adversos de ocorrências com presença de produtos perigosos, evitando assim que existam mortes de interventores. Além disso, existe a visão de ações de proteção do meio ambiente, durante todas as ações envolvendo produtos perigosos temos o cuidado com o meio ambiente, pois esses produtos podem gerar contaminação”, explicou o major BM Allan Guanais.
Durante o curso os participantes conhecem também todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) relacionados às ocorrências envolvendo produtos químicos e ferramentas tecnológicas como detectores de gases e câmara térmica. No final da capacitação vai acontecer um simulado onde os alunos vão colocar em prática o que aprenderam na teoria. “Esse simulado é uma etapa muito importante na formação desses profissionais, pois vamos atuar com pressão e tomada de decisões rápidas para que a situação seja solucionada o quanto antes e da forma mais segura possível”, concluiu o major BM Guanais.
Fonte: Site CBMBA