Sete veículos foram autuados por transporte de produtos perigosos e infração ambiental durante uma fiscalização em Itajaí na terça-feira (21). A ação aconteceu na avenida Osvaldo Reis, na Praia Brava, promovida pela Compedec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí).
Ao todo, 24 veículos foram abordados. Destes, seis foram autuados por conta do transporte de produtos perigosos e um foi autuado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) por infração ambiental.
Regras para o transporte
O transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros) deve seguir as regras de segurança estabelecidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Itajaí muitas empresas que trabalham ou transportam este tipo de produtos.
Por isso, a documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes.
A fiscalização foi realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí em parceria com a ANTT, Conselho Regional de Química, Polícia Militar Ambiental, Vigilância Sanitária, Codetran, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e Defesa Civil de Brusque.