Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na tarde desta segunda-feira (17/03), um veículo de transporte de passageiros em péssimo estado de conservação e transportando carga perigosa de forma irregular, na BR-304, Km 304, em Parnamirim/RN. A abordagem ocorreu no final da tarde, quando os policiais notaram a falta dos vidros das janelas laterais, o que chamou a atenção da equipe.
Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades graves:
– Mau estado de conservação – O veículo estava sem vidros laterais, com o forro do teto danificado, sem forros das portas e com a fiação da ignição exposta.
– Ausência de equipamentos obrigatórios – O veículo não possuía faixas refletivas completas, estava sem pneu sobressalente, sem extintor de incêndio, sem tacógrafo, sem retrovisor direito, sem lanterna dianteira esquerda e com as lanternas traseiras quebradas.
– Motorista com CNH incompatível – O condutor possuía habilitação categoria AB, mas dirigia um veículo que exige a categoria D.
– Alteração de característica – Os bancos dos passageiros foram removidos e o espaço estava sendo utilizado para o transporte de carga.
– Transporte irregular de produto perigoso – O veículo transportava ácido clorídrico (produto corrosivo) sem os requisitos obrigatórios de segurança. Além disso:
– Não possuía identificação de transporte de produtos perigosos.
– O motorista não tinha curso especializado (CETPP) para esse tipo de carga.
– Não havia Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Além dessas infrações, o veículo estava com o licenciamento vencido desde 2009.
Diante da gravidade da situação, o veículo foi retido e autuado por diversas infrações de trânsito. O transporte irregular de produtos perigosos representa risco à segurança viária e à vida dos ocupantes e demais usuários da rodovia.
A PRF reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito e da legislação para o transporte de produtos perigosos, garantindo segurança para todos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 191.
Fonte: Site PRF