• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Reprovação no transporte de produtos perigosos

E-mail Imprimir PDF

Fiscalização promovida pelo IBAMA, com apoio do IBAMETRO - Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade - revela alto índice de reprovação no transporte de produtos perigosos (32%) e de cargas em geral (62%). A vistoria dos caminhões aconteceu de 14 a 22 deste mês, nas estradas baianas dos arredores dos municípios de Vitória da Conquista e Barreiras.

“Esse tipo de operação visa coibir acidentes de trânsito em vias públicas, especialmente com material de alta periculosidade como produtos químicos e inflamáveis”, destacou o Especialista em Metrologia e Qualidade, Adauto Mascarenhas. As estatísticas de órgãos públicos apontam que em 38% dos acidentes ocorridos nas rodovias federais, pelo menos um ônibus ou caminhão está envolvido.

No total 166 veículos foram fiscalizados, sendo 116 caminhões de transporte de produtos perigosos e 50 caminhões de cargas em geral. Durante a inspeção, os técnicos do IBAMETRO fizeram a averiguação do cronotacógrafo, peça de fundamental importância na investigação de acidentes de trânsito. O equipamento, de instalação obrigatória, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em ônibus e caminhões, registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo carro durante o deslocamento.

Em caso de acidente, ele atua como a caixa-preta de uma aeronave, sendo essencial na investigação. “A maior parte dos veículos inspecionados não possuía o certificado de verificação metrológica compulsório do Inmetro, atestando a conformidade do equipamento”, revela Mascarenhas.

Fique por dentro:

  1. Desde 2009, quando foram intensificadas as fiscalizações, o IBAMETRO vem registrando melhor índice de regularidade nos veículos urbanos, hoje em torno de 90%.
  2. Em 2011 as vistorias vão ser concentradas na categoria transporte de cargas.

O que é cronotacógrafo - É o instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento.

Quais os tipos de veículo em que seu uso é obrigatório- Veículo de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e Veículo de passageiros com mais de 10 lugares e Veículo de transporte de escolares.

Fonte: Globo FM - Bahia

voltar

Última atualização em Qui, 06 de Outubro de 2011 13:21  

Login

Busca

banner.jpg

Newsletter