• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Detran/ES anuncia descontos pagamento de multas por aplicativo

E-mail Imprimir PDF

A redução do valor da infração é de 40% se o pagamento for feito antes do prazo de vencimento. Essa é uma das medidas implantadas pelo programa 'Detran 100% Digital'.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou, na manhã desta segunda-feira (19), a adesão do órgão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Isso vai possibilitar o pagamento de mulas com 40% de desconto.

O aplicativo faz parte do anúncio de novos serviços do programa "Detran 100% Digital", que tem como objetivo de reduzir o uso de papel no órgão e oferecer um atendimento mais rápido e seguro para a população. Além do novo serviço de infrações, ainda foram anunciados serviços eletrônicos para a área de Habilitação e de Veículos.

O diretor geral do Detran Givaldo Vieira explica que o formato eletrônico dispensa a necessidade do usuário ir até uma unidade do Detran para fazer os procedimentos . Vieira defende que as medidas vão permitir maior controle contra fraudes e diminuir as burocracias para o cidadão.

Na área de Infrações, o Detran aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). No estado, isso vai possibilitar que os condutores e proprietários de veículos registrados no Espírito Santo recebam as notificações de infrações por um aplicativo no celular.

Essa novidade, segundo o diretor geral do Detran Givaldo Vieira vai possibilitar descontos de até 40% no pagamento das multas de trânsito, por causa da economia com a impressão gráfica, custos administrativos e o envio postal.

O serviço vale para as multas autuadas pelo Detran, pelos órgãos de trânsito das prefeituras capixabas onde o trânsito é municipalizado e pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-ES). A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também já enviam pelo mesmo sistema.

O cadastro do cidadão no SNE é opcional e, ao receber a multa, o usuário poderá visualizar os detalhes de cada infração no aplicativo. Caso opte pelo reconhecimento da multa e abra mão do recurso, ele poderá pagar a infração com 40% de desconto até a data de vencimento dessa penalidade.

Caso não assuma a ocorrência e queira recorrer, os procedimentos continuam os mesmos, com o desconto de 20% para pagamento das infrações antes do prazo de vencimento.

COMO FAZER

Para receber o desconto, o usuário deve fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran e baixar o aplicativo “SNE” disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Também é possível a utilização do sistema pela internet no site do SNE.

O usuário poderá inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer momento. Ao realizar o cancelamento da adesão do veículo no SNE, o proprietário voltará a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidade de trânsito, para os veículos cadastrados, no formato tradicional - impresso e via Correios.

Outras informações em G1 Espírito Santo

 

 

Login

Busca

banner.jpg

Newsletter